-
Arquitetos: Edge Architects
- Área: 79 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: NAZA哪吒家具
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio está localizado em um bairro antigo na área urbana da cidade de Dali, China, onde antigamente era uma residência de três quartos. O edifício é uma estrutura de tijolo-concreto. Como a residência original não atendia às necessidades diárias do estúdio, nós a reformulamos. As principais diretrizes da reforma foram: melhorar a iluminação e ventilação, ajustar o layout e criar um novo espaço, com bastante vistas.
Dentro do escopo de demolição razoável, o novo espaço abrirá tanto quanto possível as laterais leste e oeste, bloqueando a encruzilhada da entrada original da residência para a sala de estar e alterando-a para uma passagem que conduz a circulação para o leste. Oculto do outro lado da passagem está o novo depósito onde antes era o quarto original.
Este espaço de prelúdio é inserido diretamente na casa de madeira recém-construída no lado leste. Ela é feita de madeira compensada e abriga o espaço adicional. O lado leste está próximo à parede horizontal do pátio de tijolos. Com isso, expusemos uma pequena parte dessa parede oposta à passagem de entrada. A estrutura da casa de madeira recém-construída é independente da parede do pátio, o espaço recebe luz e o lado sudeste é reservado como um local ao ar livre. Este pequeno pátio se torna o poço de ventilação de toda a casa. À medida que a luz do sol muda, a pressão do vento dentro e fora também se altera de modo que o ar no estúdio continua fluindo. Com o crescimento das plantas no pátio e o balançar do vento, uma cena diária será criada.
Contornando o espaço da casa de madeira, encontra-se a maior sala de trabalho na seção intermediária do estúdio. As paredes são feitas com grandes chapas de aço galvanizado que respondem às mudanças no ambiente circundante de forma difusa, melhoram a luminosidade do espaço e ampliam visualmente a profundidade do ambiente, além de serem uma parede de exposição flexível.
Uma treliça de madeira é instalada no telhado para conectar a área de trabalho central e a área de trabalho ao oeste, fortalecendo a linha de fluxo, aumentando a profundidade e enaltecendo a visão da nova casa. A casa de madeira e a passagem de entrada reduzem a altura total do volume, mudam o ritmo espacial, criam a sensação física de uma casa dentro de outra casa e oferecem às pessoas uma atmosfera diferente de envolvimento através da mudança da altura do piso.
Dois pequenos escritórios comunicantes foram situados no lado oeste e ambos encontram a varanda da residência original, voltada para o pátio interno da comunidade. Sob a condição de que a base não fosse removida, um tubo quadrado de ferro com 20x20cm é usado para construir uma cabana suspensa. A fachada é dividida horizontalmente em três seções. As duas inferiores são usadas para enquadramento e iluminação: ao ordenar a paisagem externa, reserva-se a perspectiva relacionada ao espaço interno e à linha de visão enquadrada na janela com vidro transparente. A parte que se aproxima dos vizinhos, por sua vez, usa painéis de luz solar para desfocar a visão, e a parte superior usa madeira compensada para bloquear o beiral externo das telhas de aço, adicionando um toque de cor quente ao interior.